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Dicas para Ansiedade – 05 hábitos que podem te ajudar a aliviar

Luz e Listras - Dicas para Ansiedade - 05 hábitos que podem te ajudar

Desde que contei  sobre como passei pela ansiedade (clique aqui para ler o post), muitos de vocês me pedem para criar mais posts com dicas e depoimentos sobre a minha experiência. Então resolvi voltar a escrever sobre as minhas experiências para quem saber poder te ajudar. Dessa vez vou falar para vocês sobre Dicas para Ansiedade. São pequenos hábitos que fazem uma enorme diferença.

Dicas para Ansiedade: Que tal começar a usar uma agenda para anotar as suas tarefas?

Sem dúvidas a agenda é uma dos melhor “presentes” que uma pessoa ansiosa poderia ter na vida.

“Criar o hábito de anotar as tarefas me fez deixar de pensar nelas o tempo todo.”

As pessoas que sofrem de ansiedade estão sempre pensando em mil coisas, sempre pensando nas próximas tarefas com aquela ideia fixa de “não posso esquecer”. Essa fixação muitas vezes nos tira o sono, a tranquilidade e nos deixa ainda mais ansiosos. Por isso criar o hábito de anotar é extremamente importante.

Comece hoje mesmo anotando tudo o que você precisa fazer: tarefas do trabalho, escola, casa, etc… Isso vai te deixar muito mais tranquilo pois você terá a certeza de que não irá “esquecer” nada.


Aqui no blog eu disponibilizei para download grátis um calendário estilo planner mensal para uma visão macro de planejamento do mês + um Planner Semanal para você distribuir todas as tarefas da semana no mesmo plano de visão. É só imprimir e usar.

Você pode optar por usar calendários e blocos de notas tanto em papéis quanto no celular.

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Luz e Listras – Dicas para Ansiedade – 05 hábitos que podem te ajudar – Calendário Grátis para Download

Dicas para Ansiedade: Vamos arrumar uma decoração bem legal?

Sabe aqueles quadros com frases motivacionais? Acredite, essas frases têm muito poder.

Eu deixava na minha mesa de trabalho um copo térmico com a frase: Keep Calm and Carry On, que significa Mantenha-se Calmo e Siga em Frente. Confesso que comprei ele mais pela decoração do que pensando em uma frase para a vida, mas quando tive a minha primeira crise de pânico, sem nem saber o que era, a primeira coisa que vi na minha frente foi esse copo. Aquela frase me ajudava tanto que passei a ler ela por diversas vezes até me reconectar. Foi assim que descobri o verdadeiro poder das palavras.

Você pode ter uma frase no seu copo, num quadro, no papel de parede do seu celular, enfim, o importante é ter ela ali para te ajudar.

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Luz e Listras – Dicas para Ansiedade – 05 hábitos que podem te ajudar – Foto: Quadrorama

Dicas para Ansiedade: Vamos tomar um copo d’água?

Sabe aquele momento que você não está conseguindo se concentrar em nada e acaba ficando muito ansioso? Um copo d’água pode ser a solução.
Levante, tome um copo d’água, olhe pela janela, dê uma voltinha rápida pela empresa ou pela sua casa, espere um pouco, tome mais um copo d`água e volte à sua tarefa.

Você verá que isso irá te ajudar a espairecer e aos pouso as idéias voltarão a fluir, mas não se cobre, isso é mais para te ajudar a relaxar e não para  trazer uma solução mirabolante para a sua tarefa rsss.




Sei que muitas pessoas acabam fazendo isso com o café, mas nesses momentos prefira a água pois o café é um veneno para quem sofre de ansiedade. Já somos elétricos por natureza, pra que estimular ainda mais essa nossa mente inquieta?

Quando descobri o mal que a cafeína fazia pra mim, não pensei duas leves e parei de tomar café, coca-cola e chá mate.

Se você sente a necessidade te tomar alguma bebida quente, opte por um deliciosa chá (amo muito) <3. Mas nada de chá mate ok? rsss

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Dicas para Ansiedade: Desligue do mundo e relaxe

Perceba como você está alimentando a sua mente antes de dormir.

Sabe aquele jornal que você costuma assistir antes de dormir? Ele pode ser um grande vilão das suas noites de insônia.
Eu costumava assistir aos telejornais antes de dormir até que percebi que as notícias afetavam o meu emocional. Percebi que tudo o que assistia me trazia muita angústia, sofrimento e uma série da pensamentos negativos, então parei de assistir e deixei apenas para ler as notícias pela manhã. Como ainda tenho o péssimo hábito de assistir TV para dormir (aos poucos estou parando com isso), eu resolvi trocar o jornal por filmes de comédia. Sim, minhas noites ficaram muito mais alegres.




Outra coisa que me ajuda muito, principalmente nos dias de insônia, é a meditação. Eu costumo usar o aplicativo Zen (Download IOS / Download Android), nele coloco sempre a meditação guiada para sono profundo quando estou com a mente mais tranquila ou a meditação para esvaziar a mente para dormir quando estou com aquele turbilhão de pensamentos.

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Dicas para Ansiedade: Exercite o corpo, a mente e a alma.

Faça o que te dê prazer!

Pode parecer clichê mas a atividade física ajuda muito. Ali é um momento onde você esquece de tudo e foca apenas em você. Além do bem-estar, a atividade física nos proporciona liberdade, distração e muita alegria.

Outra coisa que me ajudou muito foi “ter um hobby”. Sabe aquela atividade extra que foge da sua rotina e que te faz bem? Isso é o hobby.
Uma aula de música, de dança, teatro, fazer yoga, andar de bike, correr, cozinhar, fotografar, estudar sobre cinema, assistir uma série, fazer um blog… Quem sabe você não descobre um novo dom? O importante é criar uma rotina onde você tenha aquele tempo para se dedicar ao hobby por prazer. Foi assim que comecei a escrever no blog :D, ele já deixou de ser um hobby e se tornou meu trabalho (assim como a fotografia) mas o prazer continua sendo o mesmo.

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Bom, a ansiedade me levou para um período bem turbulento na minha vida, ela foi a minha pior companheira, mas hoje posso dizer que sim, estou muito bem sem ela.




Espero que essas dicas possam te ajudar, são pequenos atos que me ajudaram muito. Alguns por indicação ajuda da terapeuta e outro por parar para observar mais o meu dia-a-dia e gatilhos. O importante é criar o hábito de se sentir bem e procurar um profissional para te ajudar. Não precisa ter vergonha.

Se você quiser bater um papo, sugerir posts, mandar um oi, é só me chamar nas redes sociais. No Instagram pelo @flavialuzz ou no Facebook pelo @luzelistras. Espero por você 😀

 

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2 Comentários

  • Resposta
    Lêda Alice
    9 de maio de 2018 at 15:20

    A ansiedade é uma coisa bem chata mesmo, adorei as dicas irei tentar traze – las para minha vida.

    Bjos 🙂

    • Resposta
      Flávia Luz
      10 de maio de 2018 at 10:55

      Obrigada Lêda!

      Essas dicas são ótimas pra levar pra vida. <3

      Bjs

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